COM O SANTOS ONDE E COMO ELE ESTIVER

A Torcida Jovem

A história da Torcida Jovem se confunde um pouco com a história do próprio clube, e hoje já não se pode pensar em Santos sem lembrar-se, inevitavelmente, da Torcida Jovem.

Torcida Jovem do Santos, com o Santos onde e como ele estiver

Jovem é disposição

Uma torcida que tem suas raízes criadas em meio à Ditadura Militar, onde se reunir e cantar pelo Santos Futebol Clube era um ato de resistência.

Uma história marcante

Com o Santos onde e como ele estiver

Desde 26 de setembro de 1969

No começo dos anos 1960, quando o Santos ainda não possuía movimentos torcedores, um grupo de jovens fazia questão de comparecer em todas as partidas que o time jogava na capital. Depois de alguns encontros entre a Vila Belmiro e estádios paulistanos, esses garotos começaram a se conhecer e a combinar de irem juntos para o jogo e lá ficarem no mesmo lugar. Surgia aí o embrião do maior coletivo de santistas existente.

Torcida Jovem, Com o Santos onde e como ele estiver

Em uma reunião marcada para 26 de setembro de 1969, 13 santistas fundaram a Torcida Jovem do Santos, inspirados pela maneira que nosso Rei Pelé se referia à torcida do Santos no geral: “A jovem torcida santista”.
Nossa primeira sede ficava nos fundos da casa do nosso Eterno Presidente Cosmo Damião, na rua Xavantes, no bairro do Brás. Uma entidade tão grande quanto seu propósito estava fadada aos grandes momentos desde sua fundação. Nossa primeira caravana foi em 19 de novembro de 1969, com destino ao Maracanã, para presenciar o milésimo gol de Rei Pelé.

Torcida Jovem, Com o Santos onde e como ele estiver

A primeira ação da Torcida Jovem se deu com um dia de vida, já em 27 de setembro de 1969. Ainda sem uma faixa, sem ter realizado uma caravana ou ido a um jogo do Santos, nossa primeira movimentação foi uma ação social de entrega de doces para crianças, em comemoração ao dia de Cosme e Damião, no aniversário do nosso fundador Cosmo. A primeira faixa da TJ tinha letras pretas em um pano branco, com dois símbolos do Santos nas pontas. De lá pra cá foram inúmeros patrimônios criados que carregam nossa história, e representam milhões de santistas e suas trajetórias desde 1912.

Torcida Jovem, Com o Santos onde e como ele estiver

O primeiro Mar Branco de Torcidas do Brasil é uma das maiores referências em padronização no mundo das torcidas, bem como possui uma das melhores baterias e letras de arquibancada do país.
Somos talvez a única torcida do planeta que a maior parte de seu povo está fora da cidade do clube e a Torcida Jovem, maior e mais antigo movimento de santistas, fundada na capital, viaja para ver o time jogar em casa. Isso faz com que viajar para ver o Santos jogar faça parte do DNA do torcedor Santista, e especialmente do TJ.

Uma Torcida de manifesto

A Torcida Jovem sempre foi uma torcida politicamente ativa no Santos FC e em nossa sociedade.

A Torcida Jovem surgiu na Ditadura Militar, e como todos os grupos organizados daquele tempo, sofreu uma grande repressão, tendo os fundadores politicamente ativos. Esse engajamento fez com que a luta política dentro e fora do clube, fosse uma das raízes da torcida.

A Jovem atua diretamente no clube, sempre tentando manter um diálogo que favoreça o Santos e os santistas, por isso, é feito um trabalho nos bastidores, em sintonia com os representantes dos associados.

Entretanto, nem sempre esse canal entre a torcida e o clube funciona. Mesmo assim, a TJ se mantém como órgão fiscalizador do Santos FC. Quando essa comunicação falha, a Jovem se posiciona e externa seus ideais em protestos, seja na arquibancada ou fora dela.

Em 1978, através da Associação das Torcidas Organizadas do SFC, presidida por Cosmo, as chapas que concorriam expuseram suas propostas. De forma democrática, as organizadas definiram o apoio para a oposição, que venceu, e naquele ano o Santos se reergueu com a 1ª geração dos Meninos da Vila.

A passagem no início da trajetória da TJ mostra a importância do torcedor fazer parte da vida política do clube, com uma participação ativa, vivendo e se informando sobre o dia a dia do clube, votando e se candidatando para os cargos da entidade. Isso é fundamental para que o povo santista faça parte do clube.

Com o Santos onde e como ele estiver

Para o povo brasileiro

A Jovem é atuante na busca de políticas públicas benéficas à classe torcedora e à sociedade brasileira.

Em 1971, foi fundada a Associação das Torcidas Organizadas do Estado de São Paulo, que teve Cosmo como o primeiro vice-presidente. Por reivindicações da associação, as organizadas conseguiram ingressos mais baratos, espaço para festas, divisão de torcidas, melhor acomodação, banheiros, transporte e diversos outros direitos do torcedor.

Além das arquibancadas, a atuação política fora do futebol é algo que faz parte da torcida. No regime militar a torcida se fez presente nas manifestações das Diretas Já, assim como em outros protestos, sempre em busca do exercício da democracia. Foi atuante em movimentos como a anistia ampla, geral e irrestrita de presos do regime. Recentemente, esteve no Movimento Caras Pintadas.

Durante sua trajetória, a Jovem foi pressionada para deixar de se manifestar como torcida e comunidade, a maior das dificuldades foi a extinção das torcidas em 1995. A Jovem foi uma das que mais sentiu, principalmente por ficar na capital, sendo de um time da Baixada Santista. Foi nessa época que ocorreu a conquista do terreno no Aricanduva, onde está instalada até hoje.

Ao fazer parte da Torcida Jovem do Santos, o santista passa a compor o maior coletivo de torcedores alvinegros. Sendo peça fundamental dentro no movimento social das torcidas brasileiras

Nossos mais de meio século de glórias só foram conquistados com a união e a ideologia de todos aqueles que amam a TORCIDA JOVEM e constroem a maior expressão de amor ao SANTOS FC, sempre mantendo a luta pelos interesses do torcedor e nossa tradição de arquibancada!

Contato

Rua Dr. Luís Carlos, 1
Vila Aricanduva, São Paulo – SP
Próximo ao Metrô Penha.

Telefone: (11) 97490-1604

© Todos os Direitos Reservados | Torcida Jovem do Santos FC | Com o Santos onde e como ele estiver